Preconceito Literário Gospel - #Metanóia

sexta-feira, maio 29, 2015 Tiago Cardoso 0 Comentários


EXISTE e vive em nós!

Logo abaixo vou expor a minha ideia sobre as obras Cristãs, desde as clássicas até as atuais. Vou também falar referente ao preconceito literário e os gêneros literários.

Muitos ao pensar em um livro Cristão, sua mente o conduz à títulos que são sucessos de vendas como: "Uma Vida Com Propósitos", "A Cabana", "Manancial no Deserto", "5 Linguagens do Amor", "Casamento Blindado" entre outros, mas poucos se lembram de clássicos com um conteúdo teológico (alguns torcem o nariz) ou voltam a sua atenção para a Bíblia.

Em nosso meio Cristão há dois tipos de "leitores":
O que lê e o que ouve.

Quem lê faz isso com facilidade e consegue facilmente ler a Bíblia (com anotação de rodapé ou não), discerne o conteúdo de uma obra literária e questiona a si mesmo e corre atrás de uma resposta.

Quem ouve só sabe ouvir, ouve o que dizem de tal livro (Alguns até indicam algo que ouviu falar que era bom ou não), ouve a Palavra falada por seu líder espiritual, mas, não consegue ler e quando lê, seja uma obra ou a Bíblia, não enteder nada do que está escrito por causa da sua voz interior falando ao mesmo tempo que ele lê ou pela sua falta de foco.

Estaríamos retrocedendo ou avançando com as obras literárias atuais? Estamos sem tempo para ler ou estamos tempo de mais apenas ouvindo? Os temas dos dias atuais são Bíblicos ou não? Ao indicar um livro você diz a pessoa o que é ruim e bom do livro, ou apenas indica e esquece as páginas ou erros teológico? Você lê ou passa o olho? rsrs

Não vou citar passagens bíblicas para justificar argumentos ou esclarecer sobre preconceito, mas uma coisa eu te falo, Deus escolheu as letras para expressar a sua essência e se comunicar com o homem.
A literatura foi a escolha de Deus para se apresentar ao homem. OK, houve milhares de traduções, muito do conteúdo original foi alterado, mas a essência de Deus não mudou e o Espírito Santo é quem nos testifica o que é certo ou não... não quer dizer que tudo que é escrito e lançado é a expressão de Deus para o homem, mas a Bíblia sim.

Eu estarei postando aqui no Blog, sem preconceito algum, diversas resenhas de livros, não que eu seja uma máquina de leitura tola, mecânica ou manipulada por alguém, não sou do tipo que lê para agradar meia dúzia ou público algo "que desce redondo". Não vou ocultar a verdade, existem livros no meio Cristão que literalmente é recomendável nem ler, mas, há coisas interessantes, se eu não ver o lado bom e ruim de uma obra literária eu já posso fechar o blog e continuar minha vida de leitor anônimo, mas não, eu quero indicar livros bons e orientar aqueles que acham que um livro cheio de religiosidade ou heresias é a base da vida deles, sem ofender, atacar ou usar argumentos para destruir a obra de uma autor, pelo contrário, temos a liberdade de expressão, se alguém não gostar de uma resenha, não quer dizer o autor desse blog seja ruim ou coisa do tipo, eu só tenho uma opinião sobre aquele livro que você não tem, e logo após a postagem tem um espaço para você se manifestar e eu atentamente irei te responder, exceto ofensas, por que ninguém é obrigado.

Sendo assim vamos entender que existem gêneros literários no seguimento cristão.
Vemos estampados em sites de vendas, livros de auto-ajuda, aconselhamento, teológicos, ficção, para jovens e adolescentes, infantil, para ministério de louvor, batalha espiritual, relacionamento, casamento, igreja, inferno, céu, milagre, prosperidade, novo testamento, ajuda diária e muitos outros e o mais interessante, hoje em dia há milhares de Bíblias, para um determinado público, com estudos, mapas, dicas e os famosos da mídia estampando as páginas.
Você, claro, que ao ler tudo isso deve ter torcido o nariz para algum né, normal, nem tudo vai te agradar, mas, não temos o direito de menosprezar ou falar de algo que não gostamos com argumentos padrões, por isso, existem diversos gêneros, às vezes você gosta de um livro de ajuda diária e quando ouve ou lê algo referente à sexo acha um absurdo... Isso não deveria ser normal, mas é, é a nossa cultura que ensina desde criança a separar aquilo que gostamos ou não.

Por fim, deixo bem esclarecido que vou sim falar neste Blog sobre diversos gêneros, posso até não agradar um ou outro, mas "veja como eu vejo", se um livro não fosse bom ele não teria sido publicado, independente se o autor pagou pela publicação ou não, o que irei analisar é o efeito que esse livro pode causar em você ou tem causado na sociedade.

Espero que você compreenda meu ponto de vista e leia, crie esse hábito, separe minutos do seu dia para ler a Bíblia, primeiramente, pois, ela é a base da nossa leitura, leve com você sempre um livro (físico ou virtual) ele pode te levar a lugares que você nunca foi e causar em você transformações, sem sair do lugar.

#NãoSejaEnganado #LeiaComDiscernimento.

Comente abaixo algo relativo a esse post. =)

0 comentários :

Deixe aqui seu comentário.
Não esqueça de se identificar, pois, comentários anônimos não são permitidos.

Os comentários são moderados.