Desafio #21dias - 10º Dia - Diligente
"A mão do diligente prospera e a do preguiçoso não"
"Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura."
Provérbios 22:29
Diligente é uma pessoa ativa, aplicada, zelosa, cuidadosa e produtiva.
Poucos são os que não se encaixam neste perfil, a grande maioria da população é diligente.
Pode ser por um tempo ou enquanto tiver aquilo que ela pode proteger e cuidar.
Se pensarmos pelo lado material, o celular é um bom exemplo.
A pessoa compra um aparelho, normalmente caro, e nos primeiros dias lava a mão para pegar na tela, não deixa qualquer um segurar, segura com a maior segurança do mundo até a primeira queda, o coração pára, respiração pára, o cérebro pára e a pessoa ao pegar novamente o aparelho em mãos, verifica todos os cantos e principalmente a tela, uffa não aconteceu nada. Com o passar de um tempo ela começa não ser mais zelosa com o aparelho, quedas constantes, se trincar a tela do aparelho já começa a falar pra todos que vai comprar um novo. No final aquilo que era um zelo se tornou um lixo descartável.
Não podemos negar que ela foi diligente com o aparelho, mas a real motivação dela esta totalmente errada. Ela só cuidou no começo, por interesse e por ter pago um alto valor, assim muitas vezes fazemos com o Evangelho que nos foi pregado um dia.
"O Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios."
Salmos 84:10
Temos que avaliar, todos os dias, qual é a nossa posição de filho de Deus, já que assim somos chamados, um filho normal, deseja estar na presença do pai, seguir a mesma carreira, muitas vezes, afim de dar continuidade, conversa com o pai, respeita as ordens do pai, sabe que na correção há amor e não teme que nada vai faltar, pois, o seu pai, sempre e em tudo vai suprir ele.
Assim temos que ser com Deus, conquistamos algo debaixo da benção de Deus e simplesmente o primeiro lugar que a gente não tempo mais pra ir é para a presença dEle, de estar na casa dEle, de falar dEle, já que o tempo livre que você tem é para usufruir das bençãos que o seu Pai te deu. É hora de mudar essa mentalidade, senão, você vai ser reconhecido apenas pelo povo como filho de Deus e por Ele um desconhecido.
Todos os homens à quem Deus chamou, descritos na Bíblia, para realizar sua obra, estavam trabalhando ou tinham em seu histórico grandes vitórias.
Davi (Cuidando dos rebanhos de seu pai) e os discípulos (Uns pescando, outros exercendo sua profissão) são os exemplos mais claros e objetivos referente a diligência.
Você é uma pessoa diligente com as coisas de Deus?
Você é uma pessoa diligente com aquilo que você já conquistou?
A preguiça é um grande mal que assola o cristão.
"Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!
Ela não tem nem chefe,nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita
ajunta o seu alimento.
Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono?
Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá como um homem armado sobre você."
Provérbios 6:6-11
Eu poderia estender esse post, mas, creio que você entendeu perfeitamente que a sua vida tem que ser ativa, produtiva.
Veja essa parábola:
"E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens.
A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.
O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco.
Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois.
Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor.
"Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles.
O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’.
"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’
"Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’.
"O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’
"Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.
Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’.
"O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?
Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.
" ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.
Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’".
Mateus 25:14-30
Seja dentro ou fora da igreja, temos que multiplicar tudo que vier em nossas mãos, quem retém aquilo que tem é preguiçoso e não confia no Deus que tanto diz amar e ser seu Pai, esse não desfrutará da Eternidade.
Cuidado, os preguiçosos tem um destino certo, no inferno, desculpe, não tem como passar a mão na cabeça e não falar a verdade.
Se você quiser ser herdeiro de promessas que vem de Deus é necessário você não ser preguiçoso (Leia em Hebreus 6:11-12);
"Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil."
1 Coríntios 15:58
Eu aprendi que tudo que faço, seja em casa, seja no meu trabalho, eu tenho que fazer como se fosse para o Senhor. Servir é bom, ter recompensa é ótimo, melhor ainda é saber que o seu Pai, que está no céu te vê, vai suprir cada uma de suas necessidades (Mateus 6:30-32).
Talvez você esteja desanimado de fazer algumas coisas, já fez e não foi recompensado, já investiu o seu tempo e no fim foi um fracasso, eu quero te alertar, Deus se alegra de você enquanto você estiver em movimento, não ativista, mas em movimento, e a alegria dEle gerará em você força e mesmo no dia de sua fraqueza Ele te fará forte, pois, a sua motivação esta correta e alinhada. Não busque fazer pelos outros, faça como se fosse para você. Você não gostaria de deixar um jardim e todas as ferramentas prontas para podar, pagar uma pessoa antes dela fazer o serviço, e ao chegar no final do dia ver a pessoa desfrutando do seu dinheiro com o jardim da mesma forma que você deixou pela manhã, não né?
Jesus entendeu o seu propósito, não ficou parado um dia se quer, não deu espaço para as vozes do mundo ditar o que Ele deveria ou não realizar, Ele simplesmente trabalhou, não tinha onde pousar a cabeça, e no fim de tudo teve uma morte de vergonha em nosso lugar. Ele nos deixou um jardim, pagou o preço da nossa salvação e libertação, e o que temos feito com o jardim? É dia de voltar para o jardim e realizar as primeiras obras.
Se você se sente cansado, já desistiu de ser participante do Reino, simplesmente abriu mão de tudo para viver aquela vida que você tanto desejou e hoje está ai vivendo a realidade dela, eu quero te convidar a voltar, se limpar e se reativar na presença de Deus.
Não seja um ativista em nenhuma área de sua vida, seja diligente em tudo que fizer, faça com amor, faça com meta e prazo, cuide e lembre-se que Deus não desistiu de você, foi permissão dEle você estar assim para que neste dia você voltasse a fazer tudo diferente e com diligência.
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal"."
Mateus 6:33,34
Seja provado e aprovado em tudo que fizer, você é filho e certamente jamais será envergonhado.
Música: Jardim da Inocência
Artista: Paulo Cesar Baruk
Letra:
Ah! Que saudade
Que saudade, de ouvir Tua voz ao entardecer
Ah! que vontade
Que vontade, de voltar ao jardim da inocência
Se eu pudesse voltaria atrás
E não faria novamente o que fiz
Troquei minha comunhão, pela escuridão da noite
Em trevas tornei os meus dias
Ah que vontade de andar contigo
(Tenho de Te ver ao entardecer)
Pelo jardim, na viração dos dias
(Conversar contigo, meu Senhor)
Pegar em Tuas mãos e voar
(Sinto tanta falta preciso ter de volta)
Pela imensidão da terra e Te adorar
(A paz que me fazia adorar)
Ah! Que vontade de dizer a Ti
Tudo que aprendi, nesse jardim
Jardim da Inocência
0 comentários :
Deixe aqui seu comentário.
Não esqueça de se identificar, pois, comentários anônimos não são permitidos.
Os comentários são moderados.