Análise - Hillsong United - Empires #Music

quarta-feira, junho 10, 2015 Tiago Cardoso 1 Comentários




 Se existe uma banda que é certeza que ao lançar um CD vai ser tocada em igrejas, essa banda é a Hillsong United. Não por ser uma banda comercial, mas, por trazer uma tradição anual e gerar uma expectativa nos fãs.

 A banda já é conhecida do público cristão brasileiro, principalmente pelas versões que cantores pop fazem, tais como: Diante do Trono, Aline Barros, Fernandinho e por aí vai.

 O interessante é que a banda United sempre se renova, não digo o mesmo do Hillsong Worship (Banda da Hillsong Church Sidney), e desde 1998 tem alcançado jovens e adultos ensinado-os como se expressar à Deus através da música.

 Sempre com um som moderno e contemporâneo à cada cd vemos uma formação diferente, e agora eles optaram de vez em fazer CDs em estúdio (apoiado). Esse cd, "EMPIRES", para mim, é um dos melhores de todos já lançados pela Hillsong (Global). O conteúdo, com letras mais empolgantes, um som mais íntimo é o que encontramos aqui, eles andam na contra mão dos outros que de um refrão fazem uma música ou muitos instrumentos para ter um resultado um tanto irritante aos ouvidos.

 Essa é a hora de sair desse "Oceano" ("Oceans", música do cd ZION que até hoje toca em igrejas e rádios) e escalar um "Império" (Empire).

O CD foi lançado dia 26 de Maio, e somente essa semana alcançou na Billboard Christian Albums a primeira posição, colocando o magnífico "Welcome To The New" do MercyMe em terceiro lugar (Banda que fez muito sucesso entre 2003-2005 com a música "I Can Only Imagine", que até Chris Durán fez uma versão "Se Eu Pudesse Imaginar", que não fez tanto sucesso quanto merecia).

Eu compartilhei algumas músicas deste cd com alguns amigos, e sempre é aquilo uns gostam e outros não... Um caso interessante foi a música "Closer Than You Know", um amigo que não tem um inglês fluente logo de cara descartou alegando - sono - outro já adotou como sua preferida devido a letra e a interpretação da Taya Smith no final da música.

1º: Esqueça o que você já ouviu de Hillsong United até hoje.

2º: Vamos entender o contexto do cd - MINIMILISTA.

3º: Vou priorizar as letras, e detalhe, algumas palavras ficam difícil de se entender logo de cara devido ao mix do CD.
Bora lá!

Lista das músicas:

Here Now (Madness) - Jad Gillies
Say The Word - Taya Smith
Heart Like Heaven - Jad Gillies
Touch The Sky - Taya Smith
Street Called Mercy - Jonathon Douglass, Taya Smith e Matt Crocker
When I Lost My Heart To You (Hallelujah) - Joel Houston
Even When It Hurts (Praise Song) - Taya Smith
Prince Of Peace - Joel Houston
Empires - Jad Gillies
Rule - Matt Crocker
Captain - Taya Smith
Closer Than You Know - Joel Houston e Taya Smith
Sunburst[Bonus Track] - Matt Crocker



Jad Gillies
A Faixa que abre o cd é "Here Now (Madness)", solada pelo Jad Gillies, expressa uma verdade que mesmo não vendo Deus, sentimos a presença dEle quando invocamos o Seu Nome. Essa é a mensagem, não é necessário vê-Lo para saber que Ele é real e está perto de nós. Joel Houston também aparece. O sintetizador e violão dão um clima de intimidade a música que ao decorrer cresce e termina em seu climax. E já demonstra o que vem pela frente.

Taya Smith

"Say The Word", é um pop bem disfarçado e interpretado pela Taya Smith, sabemos que a Palavra de Deus nunca volta vazia, e essa música em meio a todas as frases se refere e exalta o poder que há na Palavra de Deus frisando que em tudo ela gera um efeito.


Jad Gillies retorna agora ao som da belíssima "Heart Like Heaven". Se pudéssemos ouvir o som que está nos céus, certamente ouviriamos melodias e palavras que cantam: Santo, Santo é o Seu Nome. Certamente essa música se tornará uma canção que muitas igrejas vão tocar, por que ainda é moda cantar "oo oo o". O instrumental ganha um peso após os seus primeiros 4 minutos, mas, não deixa de ter um instrumental mais simples e cheio de efeitos.


A próxima canção, certamente é a carro chefe do CD, já que foi apresentada na TV Americana assim. Programas como "Today" e "A.D. the Bible Continues" já tiveram a presença do grupo, e a frente da canção Taya Smith, nos faz entender perfeitamente a frase: "I touch the sky when my knees hit the ground (Eu toco o céu quando meus joelhos tocam o chão)". "Touch The Sky" não é a nova "Ocean", mas é uma das músicas que dificilmente encontraremos uma interpretação que supere a srta Smith. Uma das minhas preferidas do cd, sério.
J.D.


Quando a palavra minimilista é dita acima você a encontra perfeitamente aqui em "Street Called Mercy" com os vocais de Jonathon Douglass, Taya Smith e Matt Crocker. A letra simplesmente fala da Graça que nos alcançou, quando andavamos por aí perdidos e o Amor de Deus nos alcançou em plena rua chamada misericórdia, fomos recebidos em um casa, ganhamos um novo folêgo de vida e tudo que precisamos encontramos no Centro de Sua vontade.
Joel Houston


Violões #On. Vocal leve #On. Simples acordes #On. "When I Lost My Heart To You (Hallelujah)" é literalmente feita só para Joel Houston cantar. Quando deparamos com o amor de Deus ficamos constrangidos, e não tem como pensar em não ser outra pessoa, que você também possa entregar o seu coração à Deus e encontrar esse amor verdadeiramente.


Nem tudo é um oceano de amor ou um delicioso sabor de mel, Jesus não veio para trazer Paz, Ele veio para trazer a Espada (Palavra) e se apenas confiarmos em Deus, entendendo que tudo coopera para o nosso bem, até no deserto desfrutaremos de um manancial. Não que seja fácil superar as dores, mas, com Jesus facilita. "Even When It Hurts (Praise Song)", Taya Smith deu sua estampa, sem nenhuma novidade em seu vocal - já começa a deixar claro que ela canta somente esse estilo de música - a interpretação poderia ser melhor trabalhada, a letra pede por mais vida na voz. Letra linda, porém, a interpretação se torna repetitiva. #PareceQueJáOuviEssaMusicaAntes


Outra canção que vem sendo divulgada é a solo de Joel Houston, "Prince Of Peace". Me lembrou "Coldplay", e deve ser a única canção que lembra o Hillsong United da era #Zion.  Quando Deus está no nosso coração não há espaço para o medo. Quando Jesus é o nosso Guia, temos a Paz que procede de Seu Reino. Príncipe da Paz ouça essa oração.


 Guitarra, sintetizadores, baixo, baterista = perfeitos.
 Voz do Jad Gillies com a segunda de Taya Smith = envolventes.
 A faixa título do CD, "Empires", mostra o poder da música moderna com elementos básicos para ser um sucesso. Não podemos negar o poder do instrumental envolvente com as duas vozes atravessando as suas córneas, sério, parece que você está vendo eles na sua frente, basta fechar os olhos. A letra é uma mistura de polissemia com versículos pós-modernos. Respire, pois, essa letra relata sobre um novo tempo em um novo mundo, onde o amor e o som trazem uma esfera única.


Matt Crocker
 Se é preferência ou não dos músicos, essa tem muito "Oh ho ho ho" com uma pitada pop dançante, com certeza é uma música feita para atingir um público que está vindo para se submeter ao Governo de Deus e que busca na música Gospel sons semelhantes ao que estavam ouvindo. "Rule" tem a voz de Matt Crocker com muitos efeitos e com uma letra que não deixa dúvidas, além de minimalista esse CD é feito com letras inteligentes. Se você gosta de músicas de adoração, essa pode ser a mais nova da sua coleção. Arraste a cama, tranque a porta e dance.


 Taya Smith voltou sobre as águas. Engraçada a fluência que uma palavra dá à um grupo e faz com que muitos sigam a mesma tendência , mas, agora a tendência mudará. Essa aqui já vem mostrando que além da confiança em meio as situações que fogem do nosso controle, devemos deixar Jesus ser o Capitão da nossa vida e que neste mar aberto mesmo com ventos, a Palavra dEle vai guiar a nossa viagem e vai sempre nos lembrar de onde estivemos e para onde iremos. Depois de ouvir "Oceans" coloque essa em seguida, pois, "Captain" certamente vai te levar longe.

 Eis que surge a minha preferida, mas, a mais minimalista do CD, como a simplicidade se torna grande e enche o ambiente.
 Uma conversa do Libertador com o prisioneiro.
 "Closer Than You Know" traz a interpretação de Joel Houston como Jesus Cristo e Taya Smith como aquele que hoje não vive mais para si, mas Cristo vive. Deus está mais perto do que imaginamos, se atentamente ouvirmos a voz dEle, nossa alma não responderá mais a voz da nossa vontade, mas o Espírito nos guiará para perto dele, mais perto do que podemos imaginar.

 A última faixa é um bônus, que leva a sério a sua letra, ela levanta qualquer um. "Matt Crocker" poderia ter dado a voz a outra música nesse cd, mas, nenhuma outra ficaria melhor do que a dele nesta música.
 Instrumental alinhado até com percusão e claro a guitarra marca os principais versos dessa música. "Sunburst" merece uma atenção a parte, pois, foge do contexto do CD mesmo sendo uma canção muito bem executada.

 Esse CD tirou uma carência que tenho com a música Gospel atualmente, está cada vez mais difícil ouvir um CD Gospel que descreva a famosa frase: "Quanto menos, melhor." Mas esse certamente ficará comigo por um bom tempo. Não é viciante, mas, não é descartável.
 Muitos que admiram o United tem torcido o nariz, devido ao rumo que eles estão seguindo, mas, é tendência e precisamos se abrir para o novo.
 No início nada agrada, tudo parece mais do mesmo, mas, dê uma ouvida melhor e se prepare, pois, o Hillsong United que você ouve a muitos anos não é mais o mesmo, graças à Deus.
 Logo abaixo separei algumas músicas que mais me chamaram atenção nesse CD.

Heart Like Heaven


Touch The Sky


Prince of Peace


Empires


Rule


Captain


Closer Than You Know - Com ministração



Um comentário :

  1. Realmente uma banda criativa louvores com letras bíblicas e melodias incríveis qualidade musical é realmente surpreendente, desde Shout to the Lord " Aclame ao Senhor regravado pelo Diante do Trono, um dos louvores mais tremendos já gravados...E outros louvores não podemos esquecer daquele que ajudou a fundar o HILLSONG inclusive redefinindo o nome deste ministério conhecido em todo mundo - Geoff Bullock - diretor musical, compositor, músico é co-fundador desse ministério e banda..que desde sua fundação até sua saída em 1995 foi fundamental para os 8 cds gravados e pelo crescimento desse império gospel (saída bem conturbada veja pelas próprias palavras dele:http://www.christianfaith.com/resources/geoff-bullock-opens-up).
    E tanto a Tanya Levin no livro " Pessoas em casas de vidros", foram pessoas que fizeram parte do ministério e do departamento de música da Hillsong durante anos.
    E realmente após estudar durante várias dias declarações do fundador Brian Houston e sua esposa e confrontando com as escrituras, verificamos que tornaram-se uma falsa igreja com heresias com teologia da prosperidade - veja o livro do Brian Houston "Como ganhar mais dinheiro" e as pregações de um evangelho de obras e recompensas...
    Além disso sua esposa pregando um comportamento sexista das mulheres e em suas conferências "Colours" vejam no youtube em Nova York uma orgia blasfêmia que nada tinha a ver com culto ao Deus da Bíblia que é Santo, mas aum "deus que eles criaram com suas imaginações que mais parece um papai noel aposentado que despacha pedidos...e cometem idolatria porque não conhecem e nem adoram o verdadeiro Deus da biblia com todos os Seus atributos..
    Enfim não assiste vídeos caluniadores busquei na fonte nas suas pregações, declarações, livros e conferências sem contar os pregadores hereges que pregam em suas igrejas e conferências, uns católicos outros hereges e fora as varias situações em que se uniram ao catolocismo fugindo dos fundamentos bíblicos de Cristo, dos apóstolos e da igreja primitiva reformada e histórica.

    NA REAL CONTINUO OUVINDO A BANDA GOSPEL, AS LETRAS SEMPRE FALAM DE ADORAÇÃO, E DO AMOR DE CRISTO E DA SUA GRAÇA POR NOS ATRAVÉS DA CRUZ...MAS COMO MINISTÉRIO E IGREJA SEUS FUNDADOS SÃO HEREGES E PREGAM FALSAS DOUTRINAS...E FORAM O IMPÉRIO MILIONÁRIO QUE SO EM 2014 ARRECADARAM QUASE 200 MILHOES DE DOLARES...ENFIM OS LOUVORES, AS LETRAS, A MELODIA A INCRÍVEL QUALIDADE MUSICAL SÃO INCONTESTÁVEIS E COMPATÍVEIS COM UMA BANDA GOSPEL, AGORA A TEOLOGIA, A PREGAÇÃO, TOTALMENTE FORA DA ESCRITURA - SÃO HEREGES COMO IGREJA , COMO BANDA GOSPEL TOLERÁVEIS.

    PESQUISEM, QUESTIONEM, CONHEÇA ÁS ARVORES PELOS SEUS FRUTOS COMO DISSE NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO, E VEJAM POR VCS MESMOS:

    https://hillsongchurchwatch.com//?s=geoff+bullock&search=Go

    VEJAM O VÍDEO DA CONFERÊNCIA COLOURS EM NOVA YORK E SE ESCANDALIZEM:https://www.youtube.com/watch?v=zwg2GPF8Aw8

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.
Não esqueça de se identificar, pois, comentários anônimos não são permitidos.

Os comentários são moderados.