Resenha - O Jesus Que Eu Nunca Conheci #EuLi

quinta-feira, outubro 08, 2015 Tiago Cardoso 1 Comentários





Sinopse:
O livro desvenda o Jesus brilhante, criativo, desafiador, intrépido, compassivo e imprevisível. Este livro revela ao leitor um Jesus diferente da figura apresentada nas escolas dominicais, diferente também do dócil e sorridente Salvador da Era Vitoriana inglesa e de todos os clichês culturais que abrandaram Jesus e o prenderam em diversas molduras religiosas.



Resenha:


"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram." João 1:1-5 (NVI)



Capa
 A nossa imaginação é capaz de criar cenários, diálogos ou melhor dizendo cenas completas sem ao menos nossos pés saírem do chão, ela ainda é capaz de nos confundir e dar uma interpretação acerca de coisas que não existem ou até mesmo fora de contexto e principalmente consegue criar um mundo onde o errado não tem vez, pode até existir mas, sempre surgirá o certo e o vencerá.
 Assim vemos Jesus na Bíblia, um Deus na condição de Filho abriu mão de tudo que tinha para recomeçar uma nova história da humanidade, não foi aceito por todos e aqueles que O seguiam presenciavam coisas que há muito tempo não acontecia. É algo que excede nossa imaginação.

 Nos dias de hoje tentar traçar a imagem física de Jesus (seja essa a de Bom Pastor ou Mestre, como você está vendo as imagens logo abaixo) é um exercício que a nossa imaginação entra em ação e não temos uma conclusão, pois, as únicas evidências do Filho do homem é o que Isaías disse em seu livro, que Nele não havia beleza alguma e era igual a todos os homens, enquanto nos Evangelhos (Novo Testamento) são apresentados detalhes de suas roupas e calçados, mas, não detalhes de sua aparência. Essa falta de informação nos faz criar padrões de beleza, com base em estudos históricos, mas sempre caímos na imagem de um homem alto, magro, com rosto grande, cabeludo e com as melhores roupas e calçados daquela região, que ao mesmo tempo não tinha se quer uma pedra para colocar sua cabeça e descansar.
É nesse momento que podemos encaixar esse livro.

 Jesus veio e foi além daquilo que ouvimos e lemos, Ele veio e esteve em nosso meio e como nós, sentiu dores, caminhou no meio de pecadores, estudou, trabalhou, comeu, bebeu, e até foi ao banheiro como eu e você, mas, ele foi 100% santo, não houve nEle falhas em seu carácter, dúdivas em suas palavras, mágicas em sua caminhada e muito menos favor dos grandes daquela época.
Imagem Clássica encontrada em muitas igrejas de Jesus
falando sobre as Bem-Aventuranças
 É neste ponto que encaixa perfeitamente esse livro do autor Philip Yancey, e com ele uma alegoria de informações que podem te ajudar entender melhor quem foi Jesus/Homem Cristo/Deus.

 Um brother da igreja me indicou esse livro durante uma festa, confesso que não fiquei curioso, logo lembrei de Benny Hinn e suas experiências com o Espírito Santo, fiquei na minha esperando ele terminar de contar o quão facinante estava a leitura e ao terminar, como a maioria, eu disse: - Um dia eu vou ler.
 Encontrei ele no meu Kindle e para a minha surpresa não é que o livro me transportou para a mente de Yancey e me deu uma nova visão sobre Jesus Cristo.
 A minha experiência de leitura foi conflitante no início, no meio a vontade de largar o livro foi grande e no fim o desespero para não terminar foi maior.

Vou dividir em 3 partes essa resenha para não se perder no caminho.

1) Antes.
 É necessário que o leitor que optar em ler esse livro venha ter em mente que não é uma leitura simples, você vai entrar na mente do autor e sua pesquisa detalhada cheia de citações e informações.  Não é indicado para ler antes de dormir, senão, você vai dormir lendo (EU!), se faz necessário tirar um tempo durante seu dia para ler e meditar em todas as informações.

2)Início.
 O Autor nos leva a sua infância, em meio a comidas e imagens, e caminhamos por alguns anos em sua vida.
Como eu disse, há muitas citações neste livro (as vezes até cansa e não falta vontade de pular algumas, mas evite pular) e logo de cara deparamos com um homem curioso e incomum nos dias de hoje, que vai atrás de informações, e Yancey mostra assim, buscando na mídia (Música, TV e Cinema) a história de Jesus Cristo, assim como nós que fazemos comparações e indicações e no fim falamos muitas vezes daquilo que vimos na mídia do que da Bíblia, ele até cita suas experiência com alunos e os filmes a respeito da vida de Jesus e muitos outros autores que vale uma breve pesquisada no Google.

3) As três partes.
 Na primeira parte do livro vemos a apresentação do autor e de Jesus.
 Você terá uma aula sobre judeus e a história ao redor do nascimento de Jesus. Yancey parece transcrever as entrelinhas da Bíblia, resultado de uma pesquisa em três bibliotecas (católica, protestante liberal e evangélica conservadora) e o mesmo diz que por mais que tentasse fugir ele era levado aos evangelhos.
 Descrever Jesus em sua forma humana e não apenas espiritual é um tanto desafiador, não para Philip.
 Na segunda parte vemos o lado do ensino, um tanto conflitante aos homens, que Jesus deixou.
 E por fim na terceira parte vemos aquilo que Jesus para nós como base de vida, experiência e claro reflexão.

 São três longas partes ricas em detalhes de Sua caminhada pela Terra, de seus ensinamentos (Destaque para o Sermão da Montanha), tentações, milagres, suas alegrias (siiiim, Jesus riu), suas tristezas (como a perda de um amigo), sua postura de líder por excelência, sua morte e ressurreição.
 Detalhes que não meditamos na Bíblia ou que serão meditados a partir da leitura desse.

Exemplo de uma imagem que marcou Philip Yancey
de Jesus cuidando de uma ovelha
 Recomendo esse livro para aqueles que gostam de pensar, pesquisar e se preparar para futuros esclarecimentos.
 Se você espera encontrar textos de revelação sobre quem foi Jesus ou o que Ele fez aqui na Terra, o ideal é ir para a Bíblia. O Autor não faz questão alguma de espiritualizar as suas pesquisas e muito menos contextualizar para linguagem do povo, é como se você fosse os óculos dele, você vai ler o que está escrito e entender o que está escrito e não fugirá muito disso.
 Confesso que o Nascimento, Tentação e As bem-aventuranças foram os capítulos que mais me chamaram a atenção (lembre-se essa é a primeira vez que tenho contato com o livro e o autor).

 Você, assim como eu, pode até em certos momentos não concordar com a visão do autor mas isso não vai impedir de maneira alguma a leitura dessa obra.

 Philip Yancey é um autor que gosta de fazer citações e consegue fazer você pensar e ler novamente o mesmo parágrafo (Desafiando a sua inteligência), sendo assim, já tenho vontade de ler novamente "O Jesus que nunca conheci".

Editora: EDITORA VIDA
ISBN: 8573671084
Edição: 2ª Edição - 2012
Número de Páginas: 328



Um comentário :

  1. GOSTO DE CRISTOLOGIA E AO LER O PRESENTE LIVRO FIQUEI IMPRESSIONADO COM COM A FORMA QUE YANCEY NOS APRESENTA JESUS, O JESUS REAL, O JESUS HUMANO E TOTALMENTE DIFERENTE DOS QUE ME ENSINARAM DESDE CRIANÇA.
    RECOMENDO-O A TODOS.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.
Não esqueça de se identificar, pois, comentários anônimos não são permitidos.

Os comentários são moderados.