Desafio #21Dias - 16º Dia - Perdão
"O perdão é o remédio para a alma e deve ser praticado diariamente"
"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará."
Mateus 6:14
Assim como o amor, o perdão tem que ser transparente.
Ninguém é digno de perdão, mas, aprendemos com o Mestre, na prática, como perdoar e ser livre.
"Perdoem, e serão perdoados".
Lucas 6:37
“Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. - Mateus 18:21,22
Todo aquele que nasceu de novo, é colocado a prova no momento em que tem que liberar o primeiro perdão, aquele que esta cheio de si não consegue fazer isso naturalmente, e as vezes levam anos até ele entender o que Cristo nos ensina. O perdão é uma forma de amar também, sem contabilizar os erros.
Perdoar significa desculpar um erro ou uma ofensa.
“Por isso o reino dos céus é semelhante a um rei, que resolveu ajustar contas com os seus servos.
E passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos.
Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o seu senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía, e que a dívida fosse paga.
Então o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo e tudo te pagarei.
E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora, e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: paga-me o que me deves.
Então o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo e te pagarei.
Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.
Vendo os seus companheiros o que havia se passado, entristeceram-se muito, e foram relatar ao seu senhor tudo o que acontecera.
Então seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?
E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse toda a dívida.
Assim também o meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão”.
Mateus 18:23-35
Nessa parábola vemos um rei que perdoou a dívida (Dez mil talentos = 200 mil dias de trabalho) de seu servo. No caminho da casa, esse servo se deparou com um outro servo que devia (Cem Denários = Cem dias de trabalho) a ele, e mesmo suplicando pelo perdão da dívida o servo que havia sido perdoado não liberou perdão, e ao saber disso o Rei o prendeu e o entregou nas mãos dos atormentadores (toturadores).
A falta de perdão é uma prisão e traz feridas para alma e manifestam no corpo doenças.
Algumas pessoas não liberam perdão pensando que a pessoa que vai receber o perdão vai ficar livre, enganadas são essas que pensam assim, pois, a pessoa mais beneficiada é aquela que liberou o perdão.
Deus nos perdoou de uma multidão de pecados, cometidos no tempo de nossa ignorância e até agora no tempo da graça Ele nos perdoa, e nós não conseguimos perdoar uma ofensa se quer. Enquanto Deus lança no mar do esquecimento as nossas ofensas, nós ofendemos aqueles que tem nos ofendido em redes sociais e contaminamos pessoas por causa dessas feridas.
“A quem perdoais alguma cousa, também eu perdôo; porque de fato o que tenho perdoado, se alguma cousa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”
II Coríntios 2:10,11
Satanás é o único beneficiário de uma falta de perdão.
Não deixe de perdoar, qualquer que seja a ofensa, Satanás adota para si os que não liberam perdão e reserva para esses uma morada eterna junto aos verdugos.
Perdão é como Fé, é uma ação e não um sentimento, se necessário for, tem que ser renovado e os que são guiados pelo Espírito de Deus enxergam seus ofensores como vítimas.
“Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.
Mateus 6:14,15
Perdoar não significa que você vai fechar os seus olhos aos erros de outros, fingindo que nada aconteceu, permitir que os ofensores aproveitem de você, não, perdoar é andar pra frente, se não for possível andar com a pessoa, amém, mas se for necessário caminhar, faça isso de uma forma santa. E se você for vítima de um ato cruel e a pessoa que fez isso se recusa a pedir desculpas e admitir o erro, você precisará vigiar o seu coração, e impedir que a ira tome conta de você, confiando que Deus julgará a pessoa e que Ele tirará do seu coração a mágoa ou dor causada por essa situação.
“Não fique ofendido facilmente, pois ficar ofendido é a marca dos tolos.”
Eclesiastes 7:9
Não devemos ficar ofendidos com nada e ficar desculpando a torto por aí, temos que desculpar, conversar e seguir em frente se a pessoa pisar na bola, ajude-á se possível, pode ser um desvio de caráter e hoje como Cristo vive em você ficará mais fácil ajudar o próximo.
Uma das coisas que mais complicam a vida de uma pessoa é se ofender facilmente e guardar mágoa. A Bíblia diz que devemos perdoar rapidamente, recusar o perdão é como um ácido que corrói o coração.
"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos"
Hebreus 12:14,15
Nada raiva ou ofensa.
"Se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará"
Mateus 6:14
"Você é o resultado dos seus próprios pensamentos. Tome o controle da sua mente"
1 Pedro 5:7
As suas feridas somente Deus poderá curar, basta você se abrir para a cura.
Se você sofre constantemente ataques em sua mente, que te levam a fazer o mal para o próximo, revista a sua cabeça com o capacete da Salvação e leve sua mente cativa a Jesus Cristo, ore e persista em oração, há solução pra você.
Se ainda for difícil liberar perdão, procure uma autoridade espiritual, converse, chore, desabafe, crie forças para olhar pro céu e perdoar.
Música: Como se Cura Uma Ferida
Artista: Fernanda Brum
Letra:
Que triste é despertar e ver no teu olhar
Ver que é mentira o que dizias
Saber que é o final
Que triste é ver cair
A amizade que eu construí
Que me guardava, que me alegrava
Eu não via que mentias
Como se cura a ferida, quando perdoar é tão difícil
E quando esquecer não se consegue
Como enfrentar essa vida
Quando o coração já em pedaços
Encontra a desilusão e quebra o mundo inteiro
Num golpe baixo
Nunca imaginei chorar teu engano
No meio dessa dor, minha força foi minha fé
No meu lamento, buscando alento
Olhei pro céu e te perdoei
Teu erro me mostrou que em Cristo
Estou segura
E sempre poderei contar com Deus
0 comentários :
Deixe aqui seu comentário.
Não esqueça de se identificar, pois, comentários anônimos não são permitidos.
Os comentários são moderados.