Resenha - Cartas de um Diabo a seu aprendiz - #EuLi
Sinopse:
Dedicada ao seu amigo J. R. R. Tolkien, esta obra-prima da ironia divertiu e instruiu milhões de leitores com seu retrato zombeteiro e irônico da vida humana feito a partir do ponto de vista do diabo Fitafuso. Ao mesmo tempo freneticamente cômica e surpreendentemente original, a correspondência entre o experiente diabo e o seu sobrinho Vermebile mostra o lado mais sombrio e jocoso de C. S. Lewis. Esta edição é baseada na edição do sexagésimo aniversário, que inclui pela primeira vez Fitafuso propõe um drinque, no qual o notório Fitafuso oferece um jantar aos jovens demônios na Faculdade de Treinamento de Tentadores.
Resenha:
Muitos ao ler o nome C.S. Lewis, vem em sua memória os livros e filmes de "Nárnia" e sua gingantes alegorias, outros (cristãos) se resumem num só livro "O Cristianismo Puro e Simples" e muitos nem se quer sabem que o autor vai além destes títulos.
Diversos são os livros que li dele, mas, em Dezembro/2014, vi em um canal literário do YouTube, a Victória, uma Vloger (A Vi Viu), fazendo uma resenha sobre esse livro e me chamou muita atenção, pois, eu sempre tive o ebook no meu Kindle, mas é aquilo você nunca dá moral para algo em meio a tanta diversidade até que alguém dê uma luz, e o vídeo foi a luz.
Como já descrito na sinopse, esse livro relata cartas de um demônio aprendiz na área da destruição e deturpação daqueles que foram escolhidos e são imagem e semelhança do Deus Vivo, nós, a seu tio, um diabo já experiente. O Seu tio Fitafuso (Screwtape, nome original), envia Vermebile (Wormwood, nome original) para uma missão - Tirar dos Caminhos do Inimigo um jovem rapaz. E durante toda a sua trajetória é repreendido pelo tio pelos muitos erros e poucos acertos, e isso se torna cômico e ao mesmo tempo preocupante, para aqueles que são cristãos, pois, são práticas e atitudes diárias que nós temos e muitas vezes nem nos despertamos para a gravidade.
As diversas fases da vida de João, o Cristão que Vermebile desvirtuava, são bem parecidas com a nossa, não duvido muito você não se identificar ao menos com alguma das 30 cartas. Fitafuso é um personagem até que carismático e ao mesmo tempo cruel. Diversas vezes ele zomba da criatura que o Inimigo (Ele se refere a Deus como o seu Inimigo, e não é?) criou, discute com seu sobrinho e até muitas vezes já fala qual será a consequência dele ao terminar essa obra na vida desse jovem cristão, ele faz piadas, ele até demonstra um "leve" respeito por Deus e não entende porque Deus nos ama mesmo sendo nós, falhos.
O autor dedicou esse livro a seu melhor amigo, J.R.R. Tolkien (Autor de "O Senhor do Anéis"), porém, o homenageado não gostou da obra e disse que deveria ter sido informado antes ou ao menos ter recebido uma edição. Detalhe, que esse livro são cartas, e elas foram publicada primeira no Jornal The Guardian, na coluna de Lewis, em plena Segunda Guerra Mundial, e foi um sucesso e sua copilação com a dedicatória foi lançada em formato de livro em 1942 com o título "The Screwtape Letters", e mesmo não agradando seu melhor amigo (que não gostava de ficar falando de demônios e dando créditos a isso, enquanto Lewis já via por um outro lado) o livro nos mostra a criatividade de Lewis ao descrever cartas em primeira pessoa o tempo todo e único narrador da história com personagens descritos de forma tão realista, que as vezes da a entender que ele fez pensando em situações de seu cotidiano ou te fará lembrar em alguém que você conhece.
Um livro magnífico, recomendo a todos os cristãos, seja ele já um "novato" na fé ou uma pessoa que já esteja caminhando a tempos com Deus, recomendo principalmente para aqueles que acham que C.S. Lewis se resume em "As Crônicas de Nárnia" e "Cristianismo Puro e Simples".
Eu não esperava muito, confesso, algumas cartas iniciavam de uma forma e no meio ficava meio complicado de se entender e se localizar (afinal foi escrita em plena Segunda Guerra Mundial e muitas referências a atitudes são referentes aqueles dias e costumes), mas sempre a carta/capítulo terminava com um resultado um tanto surpreendente.
Esse livro faz tanto sucesso que em 2009 fizeram até um audio book dele, eu vou postar abaixo um vídeo de como foi preparado e os atores envolvidos, o vídeo vai exigir um domínio na língua inglesa, já que não se encontra legendado. O personagem principal do livro é dublado por Andy Serkis (o ator que interpretou e dublou o Gollum nos filmes "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit").
A Mente de C.S.Lewis literalmente é uma mente brilhante, um auto que de ateu para Cristão, conseguiu transmitir em textos a vida e diálogos de demônios e foi algo tão real que eu te digo novamente, compre e leia esse livro. Vou colocar abaixo, trechos do livro, portanto cuidado pode ser um momento SPOILER, mas, ao meu ver não, porque selecionei trechos que Lewis, creio eu, estava bem inspirado.
Editora: WMF MARTINS FONTES
ISBN: 9788578271114
ISBN13: 9788578271114
Edição: 2ª Edição - 2009
Número de Páginas: 216
0 comentários :
Deixe aqui seu comentário.
Não esqueça de se identificar, pois, comentários anônimos não são permitidos.
Os comentários são moderados.